Uma jornada para o futuro

Saudações Gamedevs!

Como prometido, é chegada a hora de dar para vocês um gostinho do que estamos planejando para 2017. Mas antes, gostaríamos de fazer a retrospectiva de nossa jornada neste surpreendente 2016!

 

Em Novembro de 2016, a Playbor realizou uma pesquisa de mercado com desenvolvedores de games em território nacional. Os resultados dessa pesquisa estão sendo compilados em um e-book gratuito, que será lançado em Janeiro de 2017.

 

Fotos: Daniela Hott
FINIT 2016 – IMAGINE CUP – Fotos: Daniela Hott

:Retrospectiva 2016


Lemonade

Nossa aventura começou no dia 04 de Janeiro, data de início do Programa Lemonade, maior programa de Pré-Aceleração de startups do Brasil. Diversas equipes, com ideias dos mais diferentes segmentos, batalharam durante oito semanas por vagas na Aceleradora Techmall e um investimento aportado pela Fundepar. Mais do que uma competição, o programa Lemonade é uma escola, que ensina não somente a tirar ideias do papel, como também a ajudar o próximo e crescer juntos. Através desse programa, recebemos mentorias cruciais para nos tornarmos a Primeira Aceleradora de Games da América Latina. Apesar do modelo de negócios de uma aceleradora ser distinto do de uma startup convencional, a equipe Playbor conseguiu superar as barreiras impostas, se destacando na competição e garantindo lugar entre os vencedores no demoday.

Demoday Lemonade BH02 – Foto: http://www.lemonademg.com/

Programa Piloto

 

Em meados de Maio, teve início nosso programa de aceleração piloto. Contamos com a participação de duas equipes marcantes, responsáveis pelos jogos Kiatto: The Legendary Hero e The Last War. Infelizmente, após receber investimento e sair do programa de aceleração da Playbor, a equipe de desenvolvimento do jogo The Last War passou por problemas internos, o que gerou a implosão do estúdio e o fim das esperanças de uma promessa que sacudiu o mercado brasileiro de games em 2016.

 

Felizmente, a equipe de desenvolvimento do jogo Kiatto resistiu às suas limitações iniciais e manteve o foco em sua jornada de sucesso. Hoje conhecidos como For Us Studios, a equipe cresceu e promete grandes feitos em 2017. Temos convicção que o mercado ainda vai ouvir falar muito desta equipe que está cada vez mais próxima de uma noção de completude.

 

:Eventos

 

Para levar nosso nome ao cenário local, nacional e quiçá internacional, acrescentamos em nossas metas a participação nos mais importantes eventos do mercado de games em território nacional. Segue abaixo um resumo das nossas participações, palestras, organizações e exposições em eventos em 2016.

Maio

A Playbor inicia sua missão de desbravar o mercado brasileiro de games palestrando em dois grandes eventos em Belo Horizonte: MIND#8 (8ª Mostra Mineira Indie) e XV SEJA PUC Minas (Semana de Entretenimento, Jogos e Animação).

Junho-Julho

BIG Festival 2016 (Participação)

  • Participação ativa na Rodada de Negócios
  • Análise e experimentação dos jogos em exposição
  • Audiência de palestras e concursos como BIG Starter
  • Networking
Da esquerda para a direita: Francisco Marinho (Plug & Boom), Gabriel Coutinho (Plug & Boom) e Marcelo Freitas (Playbor)

Setembro

Brasil Game Show 2016 (Exposição/Participação)

  • Exposição em estande duplo Playbor + Kiatto: The Legendary Hero
  • Audiência em palestras na Área Indie Meeting
  • Análise e experimentação dos jogos em exposição
  • Networking
  • BÔNUS: Happy Hour na Choperia Liberdade =D
SBGames 2016 (Palestra/Participação)
  • Participação na Mesa de Aceleração da Trilha Indústria
  • Audiência em palestras e workshops
  • Análise e experimentação dos jogos em exposição
  • Networking
    Foto: Marcelo de Vasconcellos
Unite16 (Participação)
  • Audiência em palestras
  • Networking
Exchange Sebrae 2016 (Organização/Palestra/Participação)
  • Organização da Trilha Games
  • Palestra Playbor
  • Mentoria na Rodada de Apresentação de Pitches
  • Audiência em palestras
  • Networking
Da esquerda para a direita: Marcelo Freitas (Playbor), Natan Rebelo (Gamelyst), Filipe Faria (Gamelyst), Igor La Luz (Redzero) e João Guilherme Paiva (Playbor)

Novembro

1ª Campus Party Minas Gerais (Organização/Exposição/Participação)
  • Organização da 1ª Imagine Campus Game Jam
  • Exposição na FINIT 2016 (Feira Internacional de Negócios Inovação e Tecnologia)
  • Networking
BHGameBiz #1 (Organização/Participação)
  • Organização e divulgação
  • Audiência em palestras
  • Networking
Local: Krug Bier Savassi

:Futurospectiva

 

GAMinG (Associação Mineira de Jogos)

Em Novembro desse ano, foi dada a largada para criação da Associação Mineira de Jogos, carinhosamente chamada de GAMinG. A Playbor, além de ser uma das idealizadoras do projeto, tem participação ativa na construção desse sonho compartilhado por todos os desenvolvedores de games da terra do pão de queijo.

A Assembléia de Inauguração – GAMinG ocorre nessa Segunda, 19 de dezembro às 19:00 e será transmitida ao vivo. Convidamos os colegas desenvolvedores, empresas, produtoras de jogos analógicos, instituições de ensino e toda a comunidade gamer para fazer parte deste movimento pioneiro. Ano que vem teremos muitos eventos, mesas redondas, cursos, campeonatos, game jams e muito mais para turbinar o ecossistema mineiro de games.

:Pré-Aceleração

 

Quando chegamos no modelo de aceleração de jogos, utilizamos como benchmarking as principais aceleradoras de games do mundo, como: GameFounders, Core Labs Game Accelerator e Execution Labs. Nos inspirando nesses grandes players, tentamos trazer o modelo de aceleração para o mercado brasileiro de games. Na prática, percebemos o quanto esse modelo de aceleração é tanto útil, quanto por muitas vezes necessário para os estúdios desenvolvedores de games buscando sua consolidação no mercado. Entretanto, percebemos que essas aceleradoras de games também possuem suas dificuldades, como principalmente o processo de curadoria dos jogos que chegam até elas e a inexperiência em empreendedorismo de muitos estúdios que se inscrevem, fazendo com que os mesmos não aproveitem o programa com a eficiência necessária.

search_24dp_pngs_svg
Curadoria Ineficiente
work_24dp_pngs_svg
Inexperiência em empreendedorismo dos estúdios desenvolvedores de games

:A Linha de Desenvolvimento

Analisando a linha de desenvolvimento de startups em geral, percebemos que existia um problema na linha de desenvolvimento de startups de games. Na figura a seguir, temos uma ilustração que exemplifica uma linha de desenvolvimento de startups em geral.

http://www.lemonademg.com/o-programa

 

Caso esses estágios estejam diretamente conectados, as startups podem seguir uma linha de desenvolvimento clara rumo à desejada escala e um grande aporte de investimento. Quando analisamos uma linha de desenvolvimento de uma startup de games, podemos ilustrar através da figura à seguir.

 

Ou seja, sem a Playbor não somente temos gaps que não se conectam, como também temos toda uma etapa “omitida” pelo mercado. Portanto, a Playbor vem para ser a ponte entre estúdios desenvolvedores de games e aceleradoras de games globais, também atendendo direta ou indiretamente publicadoras de games.

 

:A Diferença entre Pré-Aceleradora e Aceleradora

 

Uma pré-aceleradora pode ser comparada a uma caixa de ideias, com uma seção de guardanapos e uma seção de canetas. Você é a pessoa que vai se apossar de uma caneta e escrever nesses guardanapos. Você que é um entusiasta, que tem convicção de que quer iniciar um empreendimento mas ainda está formulando suas ideias.

Uma pré-aceleradora pode te conectar a uma poderosa rede de mentores e empreendedores de sucesso (que podem vir a ser futuros investidores). Estes programas lhe permitem trabalhar em si mesmo como um potencial empreendedor, enquanto você trabalha em ideias que você tem a esperança de lançar no mercado.

No caso de uma Pré-Aceleradora de Games, você poderá trabalhar em um jogo que será desenvolvido partindo do zero durante o programa, enquanto aprimora suas habilidades empreendedoras através do conteúdo disponibilizado e as conexões com o mercado.

Em contraste, programas de aceleração focam naqueles que já possuem um guardanapo com uma ideia consistente, uma premissa sobre o mercado atuante e um modelo de negócios parcialmente desenvolvido anteriormente. Aceleradoras o ajudam a focar no modelo de negócios, nas considerações comerciais e em rapidamente colocá-lo no mercado para obtenção de escala. No caso de uma Aceleradora de Games esse cenário é semelhante, porém, com uma eficiência muito maior por se tratar de um programa focado no nicho específico.

:As Vantagens de uma Pré-Aceleradora

 

Uma pré-aceleradora oferece toda a liberdade e espaço necessários para exploração da criatividade em torno de mercados. Assim, você pode priorizar esforços que podem estar ligados à necessidades mais latentes. Outro ponto crítico em que uma pré-aceleradora pode ajudá-lo, sendo recheada de especialistas e estrategistas, é ser honesta contigo sobre quão únicas são suas ideias. Há uma longa fila de pessoas que acreditam ter ideias únicas que valem milhões.

Uma pré-aceleradora pode te ajudar expondo milhares de ideias, tecnologias e serviços que já estão em desenvolvimento para que você consiga reservar suas energias no desenvolvimento de um empreendimento realmente único e de alto valor. Ao invés de passar 2 anos desenvolvendo algo que investidores já disseram não há 3 anos atrás.

:A Primeira Pré-Aceleradora de Games do Mundo

 

Quem melhor para fundar uma Pré-Aceleradora que uma equipe vitoriosa em um programa de Pré-Aceleração? Quem melhor para fundar uma Pré-Aceleradora de Games que uma equipe especializada nas principais dificuldades dos desenvolvedores de games? Quer saber como vai funcionar a primeira pré-aceleradora com foco em games do Mundo? Então não deixe de acompanhar nossos canais de comunicação. Nos vemos em 2017! Bom jogo!

 

Desculpe pelo longo post, aqui estão pães de queijo para você! 😉

Foto: Wikipedia

Comentários

Comentários

2016, futuro, playbor, retrospectiva
Próximo post
Visão Geral da Pré-Aceleração

Posts Relacionados

Equipe da Semana #7 – For Us Studios

Introdução   O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze…

Equipe da Semana #2 – REV Studio

REV Studio Introdução   O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas…