Aperfeiçoando o Currículo

Introdução

 

A maioria das empresas utiliza a análise de currículos como primeira etapa de seu processo seletivo para recrutamento de pessoal. Logo torna-se evidente que, se seu currículo não for no mínimo bom, você provavelmente será eliminado na primeira etapa deste processo seletivo.

Sempre achei complicado fazer meu currículo, por vezes é difícil falar sobre nós, não é mesmo? No início, cometia diversas falhas em meu currículo, o que pode ter me afastado de cargos que eu realmente gostaria de ocupar. Quando consertei tais falhas, meus problemas começaram a ser as entrevistas, mas isso é assunto para outro artigo. HAHAHA

Em nosso último artigo tutorial, Conseguindo um Trabalho, falamos sobre os aspectos básicos da construção de um currículo. Hoje, nossa missão é abordar sobre o que fazer para tornar seu currículo ainda melhor, como atrair a atenção de alguém, ou até mesmo como fazer com que recrutadores elogiem seu currículo durante a entrevista. Então vamos lá!

 

Causando impacto

 

Com seu protótipo em mãos, o próximo passo é elucidar o que você fez de mais atrativo em suas experiências. Estas declarações devem ser passadas através de tópicos curtos (bullet points) e devem ser significativas o suficiente para atrair a atenção do leitor. Assim como em quando abordamos sobre as mecânicas de nossos jogos, verbos também são de grande importância no currículo. Você quer utilizar palavras de ação em seu currículo! Talvez o verbo trabalhou não seja o mais adequado em todas as situações, por não ser específico o suficiente. Talvez liderou,  desenvolveu, ou quem sabe converteu seja o mais adequado. Utilize palavras que sejam interessantes e transmitam emoção.

O foco deve ser em impacto e resultado. O que você executou? Como isso mudou o quadro anterior? Você implementou um novo sistema ou metodologia? (Não se esqueça das datas!) Todas essas coisas são relevantes para recrutadores. Você está tentando contar sua história através de tópicos, em um documento que idealmente possui apenas uma página. Portanto, não é uma missão simples, mas sim uma missão possível.

 

Formatando seu currículo

 

Antes de começarmos a abordar sobre formatação, procure mostrar seu currículo para pessoas que não conheçam sua história. Deixe-as explicar se elas conseguiram entender ou não sua trajetória, quem você é e em que você está interessado em trabalhar.  Melhor ainda, se conhecer alguém que esteja em um cargo similar ou idêntico ao que você deseja alcançar, ou que trabalhe no setor de recursos humanos, mesmo que não seja no mercado de jogos, mostre seu currículo para essas pessoas. A mensagem aqui é: colete feedbacks! Idealmente você deve estar constantemente coletando feedbacks para seu jogo, faça o mesmo para seu currículo. Isso se chama polimento e polimento é importante!

Alguns softwares permitem a utilização de estilos de formatação pré-definidos, como é o caso do Microsoft Word. Você pode aproveitar tal funcionalidade para controle de formatação de seu currículo. Independente do estilo de formatação escolhido, busque ser consistente e colocar espaçamentos apropriados. A mensagem aqui é: transmita suas informações de maneira simples, clara e objetiva.

Espaços em branco são uma boa maneira de enfatizar elementos. Este é o motivo da existência de cabeçalho e rodapé. Você pode utilizar espaços em branco para destacar aqueles elementos mais importantes. O que é mais importante? Sua experiência? Suas competências? Seu embasamento educacional? Categorize tais elementos de forma que seus leitores compreendam a linha de raciocínio que você deseja transparecer.

Não há a necessidade de acrescentar referências em seu currículo, recrutadores sabem que podem solicitar referências quando conveniente. Ao invés disso, você pode colocar o link de acesso à sua página no LinkedIn, onde suas referências podem ser analisadas. A propósito, você possui uma conta no LinkedIn? Se não, recomendamos se cadastrar o quanto antes. O LinkedIn é uma excelente ferramenta para análise de currículos e construção de networking. Lembre-se, seu perfil no LinkedIn faz parte de seu currículo. Portanto, tome seu tempo para deixar sua página sempre organizada e atualizada.

 

Buscando diferenciais

 

Em alguns casos, a ideia de um parágrafo introdutório com seus objetivos não faz com que as pessoas tenham um senso crítico claro de quem você é. Por vezes, isso apenas toma espaço do seu currículo. Candidatos geralmente se encurralam neste parágrafo, seja falando algo socialmente inaceitável, ou abordando sobre algo tão genérico que não os ajudam em nada a conseguir o trabalho. Você pode dissertar sobre sua personalidade e objetivos em uma carta de apresentação, o que também pode ser um trunfo importante nessa missão. Por que você quer esse trabalho? Por que você se encaixaria bem na vaga? Não entre no mérito sobre habilidades irrelevantes. Você tem dedicação? É paciente? Gentil? Legal… em um processo seletivo de trabalho todos são.

Agora falando sobre templates, tome muito cuidado ao utilizar templates populares. Existem ótimos templates por aí, mas a possibilidade de várias pessoas utilizarem o mesmo que você é grande, fazendo com que todos os currículos comecem a parecer o mesmo. Convenhamos… estamos falando de desenvolvimento de jogos aqui, uma indústria criativa! Você está tentando contar sua história, certo? Então não há motivos por que seu currículo não possa ser encarado como uma oportunidade para transmitir informações em um formato visual. É uma excelente oportunidade, diga-se de passagem. Mas lembre-se, atente-se sempre para estes três pontos: simplicidade, clareza e objetividade.

 

Controle de qualidade

 

Certo, o último passo que você precisa se atentar é o controle de qualidade. Porque você não quer cometer erros de escrita ou gramática em seu currículo. Não há maneira mais rápida de cortar o interesse de um recrutador! Se você está contando sua história no pretérito, seja consistente e continue utilizando o pretérito em todo o texto. Não mude sua forma de abordagem em outros elementos. Procure não utilizar sua escrita na primeira pessoa, ok? Você pode abordar simplesmente como: implementou x, y e z. Isso permite que o foco esteja nos verbos.

 

Conclusão

 

Se você está mandando o mesmo currículo para cada empresa, você está perdendo a oportunidade de conversar de forma direta com aquele recrutador. Algumas informações podem não ser relevantes para o trabalho em questão, portanto, torne seu currículo mais assertivo e busque sempre falar diretamente para aquele trabalho o qual você está se aplicando. Sabemos que é tentador distribuir emails em massa para cada empresa que tenha uma oportunidade em aberto, mas quer saber algo interessante? Muitos recrutadores reconhecem de primeira as pessoas que tomaram um certo tempo customizando seu currículo para os mesmos.
Ok, esperamos que isso seja o suficiente sobre currículos. Em nosso próximo artigo abordamos sobre posicionamento profissional. Agradecemos pela atenção e bom jogo! 

Comentários

Comentários

carta de apresentação, curriculo, formatação, linkedin, mercado de trabalho
Post anterior
Conseguindo um Trabalho
Próximo post
Posicionamento Profissional

Posts Relacionados

Sunny Side Digital – Equipe Destaque 2017_2

Neste segundo semestre de 2017, em parceria com o Sebrae Minas, ocorreu a segunda edição do programa de pré-aceleração de startups desenvolvedoras de jogos digitais da Playbor. Vinte equipes começaram na competição, mas apenas quatro se consagraram como finalistas, tornando-se parte oficial da elite que recebe o acompanhamento da Playbor.

Equipe da Semana #2 – REV Studio

REV Studio Introdução   O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas…
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.