Conseguindo um Trabalho

Saudações Gamedev!

Seja novamente bem vindo ao nosso blog! Partindo dessa publicação, estaremos disponibilizando pontualmente para você uma série de conteúdos com foco na área de negócios da indústria de jogos. Tudo o que você precisa saber para se preparar para as etapas que estão por vir. Esperamos que faça bom proveito dos nossos materiais.

Figura 1: Conseguindo um Trabalho – Gráfico de fundo: Freepik

Introdução

Milhares de pessoas desejam se inserir na indústria de jogos. Muitas destas fazem repetidamente as mesmas perguntas: “Como consigo entrar? O que devo mostrar em meu portfólio? Quanto consigo receber pelo meu trabalho?” A lista continua… Antes que alguém possa responder tais perguntas, é importante entender um conceito muito importante. A indústria de jogos está em constante mutação, onde cargos e suas nomenclaturas variam de empresa para empresa. Seja você atualmente empregado ou não, a primeira coisa que você deve se questionar é: “meu desejo é conseguir um trabalho na indústria de jogos?” Outra boa pergunta que você pode se fazer é: “eu quero um trabalho diferente?” Talvez o trabalho no qual você esteja agora não te motive o suficiente para levantar da cama pela manhã, talvez um trabalho na indústria de jogos proporcione essa motivação. Nós da Playbor amamos trabalhar na indústria de jogos! Portanto, para te ajudar nessa jornada, temos algumas dicas e táticas para você.

Aconselhamento sobre currículos, entrevistas, entre outras coisas tradicionais, são geralmente úteis para quem está prestes a bater de porta em porta, entretanto, a indústria de jogos tem as suas peculiaridades. Logo, vamos abordar sobre tais peculiaridades, focando também em dicas e táticas que funcionam para conseguir qualquer trabalho. O primeiro elemento que você deve priorizar ao procurar um trabalho é seu currículo. Não há uma singular e melhor maneira de se desenvolver um currículo, mas sim várias coisas que você deve se atentar ou evitar.

Seja participando em diversas entrevistas ao longo dos anos ou analisando currículos para os processos seletivos dos nossos programas, é surpreendente a frequência com que pessoas cometem erros em seus currículos, o que as elimina da disputa logo no início. De certa forma, pode-se dizer que currículos são como uma bomba relógio em processos mais robustos. Você tem geralmente em torno de 10 segundos para capturar a atenção do avaliador, pois esse costuma ser o tempo médio gasto com cada currículo na primeira filtragem. Portanto, minha cara gamedev, meu caro gamedev, seu tempo é curto para convencer alguém de que talvez você saiba algo interessante e valha a pena analisar seu portfólio.

 

Por onde começar?

 

Na indústria de jogos, idealmente você deve estar constantemente apresentando seu jogo para alguém, fazendo com que as pessoas entendam as qualidades e diferenciais de seu jogo de maneira indireta e coletando feedbacks construtivos. Da mesma forma, não deveria te surpreender o fato de que você tenha que fazer o mesmo em relação a você. Você deve aprender a se vender para a indústria de jogos.

Por onde começar? Normalmente, como primeiro passo, começamos com a prototipação de um currículo. Não tente deixá-lo elegante em um primeiro momento, faça isso depois, estamos falando de prototipagem. Portanto, foque primeiro no conteúdo. Experiência de trabalho, o que você andou executando? E quanto a experiências fora do trabalho? Você tem hobbies? Discorra sobre isso caso você seja muito jovem e não tenha passado por muitas experiências de trabalho. Se você é uma pessoa jovem e quer fazer jogos, uma boa prática é participar de game jams. Caso você nunca tenha ouvido falar em game jams, procure por Global Game Jam, Ludum Dare e por game jams locais. Participações em game jams são informações que você pode acrescentar em seu currículo e talvez esse seja seu grande trunfo na hora de explorar suas habilidades para desenvolver seu portfólio. Você já fez algum curso online? Cursos online de curta duração podem ser interessantes para seu currículo. Lembre-se de acrescentar em seu currículo todo e qualquer material educacional que seja interessante para concretização do seu objetivo, seja ele um trabalho na indústria de games ou fora dela.

Há locais que estão interessados em seu conhecimento sobre desenvolvimento de jogos, mas essa pode não ser a única coisa em que estejam interessados. Talvez você tenha feito trabalhos em marketing, gamificado algum processo, ou tenha uma boa experiência em gestão de projetos. Há diversas coisas que você pode ter feito e relacionar o conteúdo em seu currículo. Quais habilidades relevantes você conquistou em suas experiências? Se é relevante, acrescente, caso contrário, descarte. Não se esqueça das informações de contato, para conseguir um trabalho na indústria de jogos provavelmente você vai precisar de um website, um endereço de email e talvez seja interessante uma conta no Twitter. Tenha todas essas informações precisamente corretas no currículo!

 

O que fazer em seu currículo

 

Definitivamente coloque as datas de início e término de um trabalho, dê as pessoas um senso de por quanto tempo você trabalhou em algo. Qual seu título no trabalho executado? O que você executou? As pessoas precisam saber de onde você veio e quais experiências você obteve. Vale ressaltar que são apenas tópicos (bullet points), você não está escrevendo um testamento.

Se você teve muitas experiências de trabalho, talvez você alcance duas páginas, mas procure sempre deixar seu currículo o mais enxuto o possível, focando no que há de relevante e descartando o que não é. Mas se você é novo no mercado de jogos, busque acrescentar experiências relacionadas ao trabalho no qual você está se aplicando. Se você é estudante, caso ainda não tenha se graduado, coloque a data em que você tem a expectativa de se graduar. Dê as pessoas um senso de onde você está no processo. Se você possui alguma experiência na graduação que seja interessante para o avaliador, acrescente no currículo. Talvez você tenha sido líder de um projeto em uma determinada matéria ou trabalhou no desenvolvimento de um projeto destaque. Isso tudo é informação relevante para agregar valor ao seu currículo.

Seu objetivo ao desenvolver seu currículo é decodificar sua trajetória. O que parece óbvio para você nem sempre será para o avaliador. Lembre-se de buscar fechar em uma página. Sei o quanto isso pode ser difícil, principalmente se você tem muitas experiências, mas a habilidade de capturar em uma imagem sua trajetória é importante. Caso seu currículo ultrapasse uma página, esteja ciente de que os avaliadores podem nunca chegar à segunda.

 

O que não fazer em seu currículo

 

Enquanto ao que não fazer no seu currículo? Primeiramente, não liste trabalhos que não sejam relevantes. Sabemos o quão foi bacana para você, mas aquele trabalho de entregador provavelmente não vai ajudá-lo a conseguir um trabalho na indústria de jogos, a menos que o trabalho gire em torno do desenvolvimento de um jogo sobre entregadores. Logo, é tranquilo deixar coisas como essa de fora, a não ser que seja algo realmente importante ou simplesmente a única coisa que você tenha para mostrar. Nesse caso, você deve explicar como isso se relaciona ao trabalho que você pretende se aplicar. Não foque apenas nas responsabilidades do trabalho, dê a eles um senso completo (e resumido) da função.

Especialmente em empresas desenvolvedoras de jogos, pessoas são contratadas parcialmente por conta de sua personalidade entrar em destaque no currículo. Não faça proclamações vagas ou genéricas, você quer ser realmente específico, dê exemplos concretos. Exemplificando, não seja do tipo “fiz um endless runner”, ou “fiz um jogo de corrida”. Seja específico! Ajude o leitor do currículo a compreender sobre o que você está abordando. Finalmente, não acrescente habilidades as quais você não se sinta confortável em conversar a respeito, a última coisa que você deseja é encurralar a si mesmo em seu currículo. Se você não se sente confortável com algo, se você não se sente confiante em algo, descarte.

Já ouviu falar na expressão “a primeira impressão é a que fica”? Sim, ela faz sentido! Busque sempre causar uma boa primeira impressão em seu currículo. Vamos falar sobre como fazer isso em seu portfólio em breve. A questão aqui é mostrar o melhor de seu trabalho, não todo ele. Porque isso é o que vai capturar a imaginação do avaliador. Estamos entendidos sobre currículos? Então vamos aos próximos passos.

 

Aplicando para uma empresa

 

Uma vez que você tenha decidido qual caminho tem vontade de trilhar na indústria de jogos e tenha pesquisado como você pode se encaixar na mesma, você deve considerar o que as empresas podem oferecer a você. Antes de se aplicar para qualquer posição de trabalho, você deve considerar:

  • Essa empresa faz os tipos de jogos que eu quero desenvolver?
  • A experiência que conquistarei nessa empresa poderá ser útil para outra empresa?
  • Eu confio nos líderes e diretores dessa empresa?
  • A vaga de trabalho na qual estou me aplicando tem a ver com meu perfil e objetivos?

Estes são apenas alguns pontos. Para reforçar outros pontos, indicamos aqui a leitura de uma publicação no blog da Cupcake Entertainment, onde Gabriel Sturmer, mentor da Playbor, aborda sobre o mínimo que candidatos devem se atentar ao aplicar para uma vaga de trabalho na indústria de jogos.

 

Conclusão

 

Há empresas ruins por aí? Pode apostar! Por que elas são tão ruins? Gestão! A maioria das empresas fecha as portas por circunstâncias de má administração. Há empresas que podem tratá-lo como um peão no xadrez, se livrando de você no momento mais oportuno. Algumas empresas embarcam em uma jornada para ficar ricos rapidamente e então sair da jogada, deixando uma grande quantidade de pessoas sem rumo.

Há empresas boas por aí? Com certeza! Há empresas em que as pessoas amam o que fazem e tem renda e benefícios que deixariam qualquer um com inveja. Então por quê é tão difícil encontrar tais lugares ou ser contratado por eles? A resposta mais comum é a baixa rotatividade nos cargos. As pessoas não largam boas posições de trabalho, a menos que sejam obrigadas a tal. Essas empresas simplesmente sabem que são seus funcionários quem criam seus jogos e que mantê-los felizes não é algo tão complexo assim.

Acredite ou não, há diversos proprietários de empresas desenvolvedoras de jogos que gostariam de contratá-lo, porém, se e orçamento não é suficiente, não há muito o que podem fazer. Por que não unir-se a eles como empreendedor? Ou melhor, por que não iniciar uma empresa que seja boa com seus funcionários? Sabemos o quanto é difícil empreender no Brasil, mas saiba que você pode contar com a Playbor para que esta seja sua jornada de sucesso!

Por hoje é só pessoal. No próximo capítulo abordamos sobre como aperfeiçoar seu currículo. Agradecemos pela atenção e bom jogo!

Comentários

Comentários

mercado de games, trabalho com games
Post anterior
Visão Geral da Pré-Aceleração
Próximo post
Aperfeiçoando o Currículo

Posts Relacionados

Equipe da Semana #5 – Timeless Games

Introdução   O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze…

Visão Geral de Mercado – Ebook

Visão Geral de Mercado – E-Book Conheça mais sobre a linha de desenvolvimento de uma startup desenvolvedora de jogos digitais Saudações Gamedev! Está no ar nosso primeiro e lindo e-book. Nesse material, convidamos você a…

Equipe da Semana #4 – Kaldra Games

Kaldra Games Introdução O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas…
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.