Equipe da Semana #1 – 6 CORP

6 CORP

Introdução

 

O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze obtiveram acesso à etapa atual. A Maratona de Desenvolvimento de Jogos consiste em um período de oito semanas, no qual as equipes classificadas devem aprimorar o que foi construído na Game Jam e, ao final dessa etapa, lançar seus jogos em Soft Launch (primeiro lançamento comercial).

 

A primeira semana de maratona foi um período de adaptação às dinâmicas do programa, onde o tema principal girou em torno da construção de um Game Design Canvas, documento de uma página que auxilia a ter uma visão sistêmica sobre o jogo em desenvolvimento. Dentre os critérios avaliados, a equipe que mais se destacou na etapa e garantiu a primeira colocação na Semana #1 é: 6 CORP Game Studio.

 

Sobre o estúdio

 

A 6 CORP é uma startup de desenvolvimento de jogos formada por alunos da USP e UFSCar, em seus campus situados em São Carlos/SP. A história do grupo está fortemente vinculada à história de seu maior projeto, Heroes Under Earth. O estúdio é fundamentado em círculos de amizades em comum, desde colegas de ensino médio até colegas de universidade. A maioria já havia trabalhado em diversos projetos juntos, como: game jams, Fellowship of the Game (grupo de extensão do ICMC-USP em desenvolvimento de jogos), iniciações científicas, etc.

 

Durante as férias de verão entre 2015 e 2016, a equipe decidiu utilizar o tempo livre para criar um pequeno projeto informal de jogo, algo que acrescentaria valor ao seu portfólio. Contudo, a entrada de um membro dedicado exclusivamente à parte de gestão e negócios motivou a equipe a almejar conquistas ainda maiores, culminando na criação do jogo Heroes Under Earth. O projeto teve seu escopo ampliado e, após inúmeras reuniões em sua lanchonete preferida, a equipe decidiu “passar o chapeuzinho” e alugar uma sala em um espaço de coworking pelo tempo restante das férias. A equipe tinha plena noção de que não era possível a conclusão do jogo nesse curto prazo. Por conta disso, estabeleceram a meta de alcançar uma demo jogável e a alcançaram, gerando uma gameplay sólida para testes com o consumidor final.

 

O feedback do público foi estrondosamente positivo! A equipe apresentou o jogo em diversos eventos, onde as pessoas formavam filas para testar o jogo e relutavam em abandonar seus controles. Tudo isso deu o combustível que a equipe precisava para continuar o desenvolvimento de Heroes Under Earth, entretanto, a equipe precisava de outras fontes de renda para manter o sonho de conclusão do projeto vivo. Por conta disso, a equipe 6 CORP decidiu priorizar a execução de projetos menores e com perspectivas mais imediatas de negócios. Atualmente, toda a força de trabalho da equipe está concentrada no desenvolvimento do jogo Mudslide, jogo esse concebido através do tema publicado pela Playbor em sua game jam referente ao Programa de Pré-Aceleração #1.

Participação em eventos

Sobre os jogos

Momenta

 

Em Momenta você é um astronauta longe de sua nave, com pouco oxigênio e uma última carga de propulsão restante. Infelizmente, o caminho em linha reta está obstruído. Por conta disso, o jogador necessita de uma esperançosa lembrança de suas aulas de física sobre conservação de momento. A menos que seus cálculos para a utilização desta última propulsão sejam certeiros, uma morte fria e solitária o aguarda nas profundezas do espaço…

 

O projeto foi submetido na Global Game Jam 2015, onde o tema era “What do we do now”. A equipe conseguiu liberar em tempo um jogo que passava um entendimento de completude, com bastante espaço para expansão, mas ainda sim divertido e desafiador. Como de costume em edições anteriores, participaram da GGJ 2015 na sede de São Carlos, normalmente organizada pelo grupo de desenvolvimento de jogos da USP, Fellowship of the Game, grupo no qual três membros da equipe tem história.

 

Confira a página do projeto no site da Global Game Jam.

 

Equipe atuante no projeto:

Andreas Munte Foerster (Programação, Game Design)

Gabriel Guariglia Perez  (Arte 2D, Música, Game Design)

Rafael Gallo (Arte 2D, Game Design)

Yvan Cezarino Fernandes (Arte 2D, Shaders, Animação, Produção, Game Design)

Heroes Under Earth

 

Heroes Under Earth, também conhecido como HUE, é um jogo multiplayer arena top down, em que jogadores controlam toupeiras mestras de magias relacionadas ao elemento terra e lutam com o objetivo de arremessar seus adversários para fora do cenário. O jogo tenta combinar uma jogabilidade dinâmica como a de Super Smash Bros, com elementos temáticos de Avatar – A Lenda de Aang e Kung Fu Panda. As plataformas-alvo para lançamento são: Steam (PC/Mac/Linux), Xbox One e Playstation 4. O prazo para conclusão do projeto ainda é nebuloso, visto que está pausado em virtude da falta de recursos para continuá-lo.

 

Equipe atuante no projeto:

Andreas Munte Foerster (Programação, Produção, Game Design)

Gabriel Cencic (Modelagem 3D, Game Design)

Gabriel Guariglia Perez (Música, SFX, Game Design)

Gustavo Martins de Oliveira (Ilustração, Game Design)

Marcos Raphael Bernardi de Souza (Eventos, Game Design)

Rafael Gallo (Programação, Produção, Game Design)

Yvan Cezarino Fernandes (Arte 3D, Shaders, Ilustração, Animação, Programação, Produção, Game Design)

Mudslide

 

A ideia surgiu à partir do tema da Playbor Game Jam #1, Fluxo. Mudslide é um Runner/Slider de jogabilidade rápida com uma estética urbana, cômica e caricata, ao som de batidas de swing. O jogo se encontra em fase de protótipo, com prazo previsto de Soft Launch para dia 06 de Maio de 2017 e deve ser lançado na Steam, Apple Store, Google Play e Microsoft Store. Espera-se que nesse primeiro lançamento o jogo tenha todas as suas mecânicas de movimentação implementadas, algumas fases para o modo single player casual e o primeiro mundo do modo campanha completo. A equipe ainda promete um sistema de edição de fases, o qual deve ser adicionado posteriormente.

 

Equipe atuante no projeto:

Andreas Munte Foerster (Programação, Produção, Game Design)

Cameron Royce Muños (Música)

Gabriel Cencic  (Programação, Game Design)

Gabriel Guariglia Perez (Música, SFX, Game Design)

Gustavo Martins de Oliveira (Ilustração, Game Design)

Marcos Raphael Bernardi de Souza (Eventos, Game Design)

Rafael Gallo (Programação, Produção, Game Design)

Yvan Cezarino Fernandes (Arte 3D, Shaders, Ilustração, Animação, Programação, Produção, Game Design)

Conclusão

 

No momento a equipe 6 CORP está em processo de adaptação de seu fluxo de trabalho ao cronograma sugerido pelo Programa Playbor. O estúdio amadureceu seus próprios procedimentos à partir de suas experiências dentro e fora da equipe, sem necessariamente seguir apenas um modelo específico. Todos os membros da 6 CORP possuem atividades externas à iniciativa, mesmo assim, consideram estar conciliando de maneira correta seus afazeres para manter um projeto que gere bons negócios. A equipe acredita que tal mentalidade é crucial para que possam formalizar adequadamente suas atividades e dar continuidade a projetos com necessidades logísticas mais amplas.

 

No médio-longo prazo a equipe pretende finalizar o jogo Heroes Under Earth, fazendo constantemente a manutenção e atualização do mesmo. Além disso, desejam aumentar seu portfólio de jogos, mantendo o foco em sua visão de diversão e qualidade. Todos os membros do estúdio miram uma carreira sólida no mercado de games, com o objetivo de tornar esta sua principal fonte de receita. A equipe acredita ser capaz de colocar em prática um modelo de negócios sustentável e criar um alicerce estável para desenvolver seus projetos. O aprendizado e a possibilidade de estabelecer relações sólidas com investidores através do Programa Playbor é algo que pode ajudar bastante a tornar esse sonho realidade.

 

Interessou em acompanhar essa jornada de sucesso? Então siga a 6 CORP em suas redes sociais e bom jogo!

YouTube
public
Website

Historinha Extra #1:

Durante o período de tempo em que trabalhavam no espaço do coworking, todos queriam fazer com que cada minuto valesse a pena, pois o aluguel era caro e o tempo era curto. O coworking possuía um alarme que era ativado automaticamente após um certo horário, o que impedia a equipe de permanecer no espaço por toda a noite. Praticamente todos os dias os membros saíam correndo ao final do prazo de estadia, pois não sabiam como exatamente o alarme era disparado. Acontecia com frequência de conseguirem trancar a porta da frente alguns segundos antes de ferrar tudo. Por vezes membros da equipe ficavam presos, sem poder acender luzes ou abrir portas.

 

Historinha Extra #2:

A maior parte do trabalho no HUE não foi feita no coworking, mas sim em uma sauna “modificada” na casa de um dos membros (Yvan). A “sauna” tem uma bancada, internet e ar condicionado, mas uma instalação bastante precária que resulta em situações pitorescas ocasionalmente. Certa vez, um rato morreu eletrocutado entre os fios de uma das lâmpadas e, alguns dias depois, além de um cheiro insuportável, começaram a chover larvas pelo bocal. Um balde colado no teto com fita adesiva em torno da lâmpada fonte do acontecimento permanece intacto até os dias de hoje, pois ninguém teve a coragem de removê-lo.

Comentários

Comentários

2017, desenvolvedores de jogos, equipes, playbor #1, pre-aceleração
Post anterior
Missão #1 – Estudo 1
Próximo post
Equipe da Semana #2 – REV Studio

Posts Relacionados

Uma jornada para o futuro

Saudações Gamedevs! Como prometido, é chegada a hora de dar para vocês um gostinho do que estamos planejando para 2017. Mas antes, gostaríamos de fazer a retrospectiva de nossa jornada neste surpreendente 2016!   Em…

Playbor Demo Launch #1

O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #3 – Consultoria 360°. Quinze equipes participaram de nossa Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos, sendo que nove conseguiram atingir a linha de chegada. A Maratona de Desenvolvimento de Jogos ocorreu durante oito semanas, nas quais as equipes classificadas aprimoraram os protótipos construídos na Game Jam e, ao final dessa etapa, lançaram seus jogos em Demo Launch (primeiro lançamento oficial).