Equipe da Semana #8 – 36X Game Studio

Introdução

O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze obtiveram acesso à etapa atual. A Maratona de Desenvolvimento de Jogos consiste em um período de oito semanas, no qual as equipes classificadas devem aprimorar o que foi construído na Game Jam e, ao final dessa etapa, lançar seus jogos em Beta Launch (primeiro lançamento comercial).

O tema principal da oitava semana de maratona girou em torno da construção de um Game Pitch, documento este que auxilia a ter uma visão sistêmica sobre o negócio em desenvolvimento. Dentre os critérios avaliados, a equipe que mais se destacou na Semana #8 é: 36X Game Studio.

Sobre o Estúdio

36X Game Studio é um estúdio de desenvolvimento de games que produz seus jogos com base em experiências nostálgicas. A equipe acredita que o momento atual do mercado de games é propício para se aprofundar no mundo retrogamer, inserindo características de games modernos e, consequentemente, trazendo o retrô ao presente.

O estúdio surgiu em meados de 2012 durante uma reunião entre amigos. O assunto girava em torno do que os motivaria intrinsecamente a desenvolver jogos e como produzi-los com objetivo comercial. Após a realização de diversos projetos de advergames, finalmente, no início deste ano, a ideia de produzir jogos autorais começou a tomar forma e sair do papel.

“A idéia do estúdio surgiu há muito tempo atrás durante o desenvolvimento de um projeto de advergame. Na época trabalhávamos na região da Via Funchal, na Vila Olímpia. Lá pelas 17h era a hora de descer para tomar um cafézinho com misto quente. Entre uma mordida e outra fomos nos conhecendo melhor e percebendo que nossas competências eram complementares. Ambos iniciamos nossa carreira no mundo dos desenhos animados (Vinicius no estúdio HGN e Renato na 44toons) e tínhamos bastante confiança que nossa compatibilidade seria benéfica quando unidos no desenvolvimento de games.” – disse Renato Fujie, líder do estúdio.

O 36X Game Studio consiste atualmente nos seguintes nomes:

Renato Fujie: bacharelado em Design Gráfico. Atua nas áreas de game design, arte  e marketing;

Vinicius Bernardes: bacharelado em Game Design. Atua nas áreas de game design, programação e produção.

O estúdio

Sobre os Jogos

No Cops Today

No Cops Today: How to Defend Your Home é uma mistura do gênero Tower Defense com Beat’em Up. Os policiais da cidade entraram em greve e o protagonista se vê na maior enrascada. O jogador é um viciado em tutoriais e deve aprender a defender sua casa. Seu amigo lhe manterá informado pelo celular quando as ondas de ataque acontecerão. Com uma pegada cômica, o jogo varia entre momentos de estratégia (em que o jogador deve preparar armadilhas) e momentos de combate (em que o jogador deve proteger sua casa na base da pancadaria). Uma sátira do apocalíptico filme The Purge.

Indie Games

Na trajetória Indie, Vinicius trouxe para o estúdio sua experiência em Game Jams, onde desenvolveu games como Falling Pigs, Space Digger, Explosive Little Monsters e Knight & Princess, os quais pode você pode conferir em: vinimacnicol.portfoliobox.net

Advergames

O integrante Renato possui grande experiência na criação de jogos para empresas, como Itaú Bike SP,  Even Passeio Virtual , entre outros os quais pode você pode conferir em: www.renatofujie.com.br. Foi através de um desses advergames, Ibis Flying Pillows, que os integrantes Renato e Vinícius se conheceram.

Conclusão

 

Apesar dos percalços enfrentados no caminho, a equipe considera muito positiva sua participação no programa. “Nossa maior expectativa é encontrar investidores e parceiros que nos ajudem a perseguir nossos sonhos, mirando o desenvolvimento de jogos autorais em tempo integral. Caso fôssemos vitoriosos no Programa Playbor, os próximos passos seriam criar um plano de ação para atingir esse objetivo maior, que é produzir e viver de games de forma plena e nos orgulhar da alegria proporcionada aos nossos jogadores” – disse Renato.

 

“Pretendemos lançar produtos comerciais que reflitam nosso modo de pensar. Para isso, acreditamos ser de grande importância a definição de nosso público-alvo e a exploração de mercados com grande potencial. Para se criar um produto do zero, é necessário uma fagulha interna. Para fazer com que tal produto prospere, além de muito estudo, é necessário que ele seja amplamente testado na prática” – finalizou Renato.

Interessou em acompanhar essa jornada de sucesso? Então siga a 36X Game Studio em seus canais de comunicação e bom jogo!

Historinha Extra #1:
Como Renato e Vinicius acreditam que são parecidos com a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, o primeiro nome de seu estúdio foi Fatboys. Os dois chegaram inclusive a desenhar e publicar um site institucional, mas não passou daí.

 

Historinha Extra #2:
Uma idéia sucedeu a outra, o integrante Renato chegou a abrir em junho de 2016 um estúdio de desenho animado com outro amigo que acabou não vingando. O nome do estúdio era 12Bits, que era uma referência aos 16 Bits do Mega Drive e às 12 regras de animação. Após a entrada de um programador, como um upgrade no que já existia, Renato resolveu dar o nome ao estúdio de 36X. O nome faz referência a um upgrade no poder de processamento do Mega Drive, que era 16X e passou a ser 32X.

 

Historinha Extra #3:
Durante o desenvolvimento do Advergame IBIS Flying Pillows, Renato e Vinicius sobreviveram apenas à base de pizza. O escritório em que o jogo foi desenvolvido se chama Pixellabs, o qual apelidamos de Pizzellabs durante as noitadas.

 

Historinha Extra #4:
Durante o desenvolvimento de experiências com os primeiros óculos virtuais disponíveis em 2012, foi possível constatar o poder de imersão dessa tecnologia. Muitos clientes sentiam náusea e tontura durante os testes, mesmo podendo enxergar o espaço entre os pixels. Felizmente a tecnologia tem evoluído o suficiente para evitar esse tipo de acontecimento.

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