O Pitch

Introdução

O que é um pitch? O Pitch é basicamente um discurso de vendas. Por diversas vezes, quando falamos em startups e utilizamos a expressão “pitch”, estamos falando sobre um discurso feito para investidores com a finalidade de conseguir investimento. Um pitch costuma se apoiar em uma apresentação de slides, também conhecida como pitch deck, mas não necessariamente você precisa de uma apresentação de slides para fazer seu pitch, como é o caso do elevator pitch.

O elevator pitch é um pitch ainda mais enxuto e tem esse nome (apresentação de elevador) porque tem origem no questionamento “e se você encontrasse um investidor no elevador, o que você diria sobre o seu negócio?” O elevator pitch normalmente engloba apenas sua PUV (Proposta Única de Valor) e como sua empresa pretende ganhar dinheiro. No caso de uma apresentação de um estúdio desenvolvedor de jogos, o elevator pitch deve ser conduzido de uma maneira um pouco diferente. Em nosso último artigo tutorial, abordamos sobre como aumentar suas chances de sucesso em uma entrevista. Nesse artigo, nossa missão é mostrar como aumentar suas chances de sucesso em uma apresentação sobre seu jogo.

Evitando erros

No momento em que você está explicando sobre o que é seu jogo – seja em uma entrevista, em um vídeo, em um evento ou em seu website – não se pode assumir que seu espectador é um ser humano racional, intelectual e interessado em jogá-lo. Nem todos os seus espectadores estão em um bom dia, compreendem do que se trata desenvolver jogos ou são extremamente entusiasmados com jogos do gênero que você escolheu. Quando for apresentar seu jogo para um público misto, você deve encará-los como pessoas sem instrução. Portanto, vamos abordar sobre quatro erros que você deve evitar de forma que seu jogo seja entendido por qualquer indivíduo em sã consciência.

O primeiro erro ao explicar sobre seu jogo é não explicar sobre seu jogo.

Por vezes, desenvolvedores de jogos apresentam peças-chave e screenshots do jogo e deixam que tais elementos falem por si mesmos. O problema é que os elementos geralmente não falam por si mesmos. Provavelmente falariam para você, que entende o que querem dizer, mas não tem como você raciocinar o quão pouco sentido tais elementos fazem para outras pessoas. Logo, você deve ser didático o suficiente para que tais elementos façam sentido para todos.

O segundo erro é acreditar que, para explicar seu jogo, você deve explicar suas intenções artísticas.

Talvez você gostaria de descrever seu jogo como “um jogo sobre lembranças”. Ok. Mas o que isso realmente quer dizer? Qualquer jogo pode ser sobre lembranças, isso depende de quem é a lembrança. Talvez sua mensagem, seu tema ou suas intenções artísticas não me dizem nada sobre como é o gameplay, ou simplesmente sobre o que eu posso fazer no jogo que seja interessante ou único.

O terceiro erro é acreditar que explicar a narrativa do jogo é o mesmo que explicar seu jogo.

Qualquer jogador que nunca tenha jogado seu jogo tem o mínimo interesse nos pormenores da sua narrativa. Tudo bem, acredito que sua narrativa seja boa e importante para o jogo, mas ela pode não ser suficientemente boa em uma frase. Caso você decida dissertar sobre a narrativa do jogo, raros serão seus espectadores.

O quarto erro é declarar que seu jogo é bom, como se isso fosse um decreto de convencimento do seu público.

Jamais alguém observou um desenvolvedor de jogos descrevendo seu jogo como simplesmente “inovador” e pensou: “Uau! Isso parece inovador!” No máximo alguém pensou: “Ok. Pode ser que seja inovador.” Logo, você se encontrará na mesma posição em que estava antes de fazer tal declaração.

Estas são as maneiras de explicar seu jogo que não funcionam. Enquanto as que funcionam? Como posso explicar sobre meu jogo de uma maneira que seja objetiva, de fácil compreensão e legal ao mesmo tempo?”

Acertando os pontos

Basicamente você tem que ir direto ao ponto, incrivelmente rápido e em uma linguagem o mais simplificada possível. Portanto, vamos abordar sobre quatro pontos que você precisa entrar, em apenas três a quatro frases, para aumentar suas chances de gerar interesse em qualquer tipo de público.

O primeiro ponto é falar sobre qual tipo de jogo é o seu.

Você não precisa se apegar a gêneros tradicionais, mas deve tentar utilizar uma expressão que reflita sobre o que o jogador realmente faz no seu jogo. Talvez seu jogo não seja de corrida, mas sim de “destruição de veículos”.

O segundo ponto é, antes que você termine a primeira frase, deve contar qual é a coisa mais legal e única que o seu jogo possui.

Você pode resumir sua PUV (Proposta Única de Valor) da maneira mais enxuta possível. Nós não precisamos saber como que ele funciona completamente, mas sim porque é legal.

O terceiro ponto é contextualização: quem sou eu, onde estou e o que estou tentando fazer?

O roteiro nunca vai parecer bom em um frase, mas a fantasia talvez. Você é um pirata? Um zumbi? Você está salvando um planeta? Você é um pirata-zumbi salvando um planeta? Resumidamente isso é bacana de se abordar.

O quarto ponto é dar um bom exemplo sobre gameplay.

Descreva um momento em que o jogador tenha uma experiência típica de euforia no jogo e ilustra o que tem de melhor no que você abordou até agora. Caso tenha feito sessões de playtesting de seu jogo, lembre-se daquele momento em que um jogador teve uma reação impagável e transpareça esse momento para seu ouvinte.

Conclusão

Se você conseguir evitar todos estes erros e cobrir todos estes pontos, sucesso. Leia em voz alta o que escreveu e perceba que, no fim das contas, o que você escreveu não aparenta ser voltado para alguém sem instrução, mas sim que foi escrito para atrair a atenção dos leitores. A verdade é que muito dos seus leitores são pessoas inteligentes e racionais, entretanto, pessoas racionais também respondem melhor a textos que foram escritos com a finalidade de valorizar seu precioso tempo. É tudo uma questão de abordagem, então busque se comunicar de forma eficiente, com o objetivo de que todos que por ventura gostem de seu jogo, acabem por jogá-lo.

Agradecemos pela atenção, convidamos você a conferir nosso ebook (Game Dev Startup) e bom jogo!

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