O Portfólio

Introdução

 

Para conseguir um trabalho na indústria de jogos, a sua ferramenta #1 para ser notado e demonstrar do que você é capaz é um portfólio online. Visto que a empreitada de se desenvolver jogos é algo desafiador e geralmente demanda um alto orçamento, estúdios desenvolvedores de jogos costumam ser bastante cuidadosos ao contratar um novo integrante. Em outras palavras, eles desejam ver mais do que um currículo.

Em nosso último artigo tutorial, Posicionamento Profissional, abordamos sobre como se posicionar de maneira clara e objetiva na indústria de games. Nesse artigo, nossa missão é mostrar quais as melhores estratégias para construção do seu portfólio e como o mesmo pode influenciar em seu posicionamento.

 

Construindo o portfólio online

 

Primeiramente, para construir a base de seu portfólio, você pode optar pode utilizar padrões web (Javascript, HTML e CSS), o que torna o site acessível nas mais variadas plataformas. Para colocar seus jogos na plataforma web, podem se tornar necessárias algumas tecnologias adicionais, como o plugin da Unity, mas tenha em mente que cada vez mais os navegadores estão restringindo o suporte a plugins, como é o caso do Google Chrome. Logo, você pode optar por: disponibilizar seus jogos para download (Windows, Mac, Linux, etc.); utilizar novos padrões web para execução do jogo, como WebGL; ou direcionar seus visitantes para o aplicativo de seu jogo em lojas como App Store, Google Play, Steam, etc.  

 

Outras opções para construção da base de seu portfólio são ferramentas como WordPress, SquareSpace ou simplesmente construir seu website do zero. Apenas recomendamos a construção de um website do zero caso possua ou deseje possuir grandes habilidades em web design e queira demonstrar seu talento dessa forma. Caso decida por essa trajetória, recomendamos a utilização de tecnologias como Bootstrap ou jQuery e ferramentas como BlueGriffon ou Adobe Dreamweaver. Em nossa opinião, entre todas as opções acima, a melhor é o WordPress, devido a fácil manipulação dos elementos do site e sua vasta quantia de templates e plugins. Caso você se posicione como artista, recomendamos também as seguintes plataformas: Artstation, Behance e Carbonmade.

 

O próximo passo é decidir onde você vai hospedar seu website. Caso você tenha optado por utilizar serviços como SquareSpace ou WIX (cof cof ~ NÃO FAÇA ISSO! ~ cof cof), você estará restrito ao serviço deles. Caso contrário, recomendamos os servidores AWS (Amazon Web Services), que tem nos atendido perfeitamente e estão atualmente com alguns planos de gratuidade temporária. Você deve também comprar um domínio que seja de simples entendimento de seu público-alvo. Se seu público-alvo está em âmbito nacional e você deseja um domínio .com.br, o canal “mais barato” é o registro.br. Caso esteja buscando um domínio internacional, recomendamos o NameCheap ou o GoDaddy.

 

Estratégias de portfólio

Criando seu portfólio

 

Tome bastante cuidado para não deixar seu portfólio desconexo, ou seja, sem um posicionamento claro. Você não quer fazer algo que desmotive aqueles que até então estão interessados em analisá-lo. Lembre-se, seja simples, claro e objetivo. Seu portfólio deve ser de fácil navegação e entendimento. Busque se certificar de que seu design seja coerente, consistente e o mais profissional possível – profissionalismo e criatividade podem sim andar de mãos dadas.

Sugerimos incluir em seu portfólio as seguintes seções:

    • Home: local onde você pode fazer sua propaganda pessoal. Acrescente algumas imagens com o melhor de seu trabalho. Fique à vontade para discorrer sobre sua trajetória no mundo dos jogos.
    • Currículo: encontre dicas sobre currículo em nossos artigos anteriores. Você pode optar por colocar seu currículo em uma versão HTML ou disponibilizá-lo para download PDF.
    • Contato: inclua informações sobre como você pode ser contactado via email, telefone e redes sociais como: LinkedIn, Facebook (caso apropriado) e Twitter (caso apropriado).
    • Jogos: para cada jogo em seu portfólio, você deve incluir screenshots, um vídeo teaser/trailer (caso possível), uma descrição do jogo, o contexto em que o mesmo foi criado (projeto acadêmico, estúdio independente, projeto freelancer, etc.), o escopo do projeto (período de desenvolvimento do jogo / período em que trabalhou no mesmo / tamanho da equipe com quem trabalhou), o que executou no projeto (funções / responsabilidades / cargo) e um link para jogar ou baixar o jogo (caso possível).  Caso seja interessante, você também pode incluir vídeos de gameplay. Isso pode ser muito útil para jogos que não são executáveis via web.

 

  • Extras #1: você pode incluir outras seções específicas para conteúdos nos quais você se destaca (áudio, arte, design, programação, escrita, etc.), mas lembre-se, é muito importante definir qual é o seu posicionamento. Um generalista pode ser útil em estúdios pequenos, visto a necessidade que essas empresas tem de que seus integrantes vistam diversos chapéus., entretanto, um generalista pode não ser o perfil que estúdios maiores estão buscando. Outra coisa, acrescente apenas materiais que você considera em seu atual melhor nível de qualidade, caso contrário, esta ação pode ser prejudicial ao seu portfólio. Logo, tenha muito bem definido qual seu objetivo com esse portfólio na hora de incluir tais seções.
  • Extras #2: você pode também incluir um blog abordando sobre questões relevantes da sua trajetória, desde que você o mantenha atualizado (isso quer dizer que sua última postagem não pode ter mais de um ano de publicação). Você pode fazer matérias sobre jogos que está jogando, talvez fazer algumas reviews e contar sobre suas experiências em game jams ou demais eventos nos quais participou… use os recursos que tem disponível.

 

Promovendo seu portfólio

 

Não adianta caprichar em seu portfólio se ninguém tem acesso fácil a sua obra-prima. Lembre-se de incluir a URL (ou QR Code) de direcionamento para seu portfólio nos mais diversos meios de comunicação a sua disposição, como por exemplo: seu currículo, seu cartão de visitas (business card) e redes sociais (principalmente LinkedIn).

 

Mantendo seu portfólio atualizado

 

Na medida em que você continua desenvolvendo jogos (entre outros projetos), você deve se atentar para manter seu portfólio atualizado. Nunca se sabe quando a próxima oportunidade baterá em sua porta. Por isso, estabeleça um ciclo de atualização – algo entre 6 meses a 1 ano – em que você irá reservar seu tempo e esforços para atualizar seu portfólio.

 

Fontes de Estudo

 

Para finalizar, vamos deixar aqui uma série de links para complementar nosso conteúdo (não deixe de fazer sua parte também pesquisando):

 

 

Muita coisa pra estudar… muita coisa pra construir! Mãos à obra? Em nosso próximo artigo abordamos sobre entrevista. Agradecemos pela atenção e bom jogo!

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