Posicionamento Profissional

Introdução

 

Independente de cargo, função ou empresa na qual trabalha, um profissional deve tratar a si mesmo como um produto que precisa se posicionar no mercado. Seu posicionamento é o lugar em que você está ou deseja estar, no mercado em que atua ou deseja atuar. É como você será reconhecido por seus empregadores, clientes e concorrentes. É como você será pesquisado por jornalistas atentos ao seu trabalho. Infelizmente, muitos profissionais da indústria de jogos se perdem por não ter um posicionamento bem definido, atiram para todos os lados e não conseguem focar suas energias no que realmente lhes interessa.

Em nosso último artigo tutorial, Aperfeiçoando o Currículo, abordamos sobre como causar uma boa primeira impressão. Nossa missão hoje é iluminar seu caminho sobre qual é realmente a impressão que você deseja passar. Como chegar a um posicionamento claro e objetivo?

 

O posicionamento

 

O posicionamento nasce de muitos itens específicos, os quais são uma mistura de escolhas e características pessoais que você precisa ajustar de acordo com as necessidades do mercado. Qual sua missão de vida? Pelo que você batalha? O que te faz vibrar? O que dá sentido ao que você faz? Quais seus desejos? Quais suas virtudes? Que tipo de problemas você gosta de resolver? Após muito tempo sem saber a resposta para várias dessas perguntas, passando por diversos segmentos de mercado (educação, energéticos, materiais gráficos, consultoria ambiental, turismo, poker, eletrônica e valet), finalmente descobri o que realmente me move: game business. Seu caminho para essa descoberta não precisa ser tão longo quanto o meu. Ao ler esse texto, considere-se um passo a frente. A grande questão é, eu não teria descoberto minha missão se não tivesse saído de minha zona de conforto. Para descobrir sua missão, você também precisa sair da sua. As coisas acontecem quando estamos fora da nossa zona de conforto. Você está abraçando as oportunidades que batem a sua porta? Mais importante, você valoriza tais oportunidades? Mais importante ainda, você se considera capaz de construir suas próprias oportunidades? Se sim, temos uma excelente oportunidade para ti. Você sabe qual!

 

Buscando o diferencial

 

Para ser percebido como “a melhor”, ou “o melhor”, é importante que se trabalhe sistematicamente para realmente “se tornar” tal referência. Neste caso, é interessante ressaltar que, posicionamento profissional é algo construído não apenas de um conceito a partir do qual se deseja ser lembrado, mas sim de uma série de características complementares como: boa apresentação, bom humor, disponibilidade, honestidade, criatividade, assiduidade, pró-atividade, entre tantas outras características que contribuem para a construção da sua imagem profissional, o que faz com que você seja admirado e desejado pelas empresas.

Para concretizar este objetivo, o primeiro passo pode ser identificar as possíveis diferenças que existem entre a sua personalidade e a das pessoas com as quais trabalha, focando nas características mais importantes e positivas e concentrando-se em trabalhá-las continuamente para que se tornem ainda mais consistentes.

 

A dura realidade

 

Vamos falar sobre realidade? Profissionais recém formados em um curso de jogos digitais ou similares no Brasil, raramente conseguirão um trabalho nas maiores empresas de desenvolvimento de jogos do Mundo. Não porque essas pessoas não sejam suficientemente boas ou capazes de prosperar na empresa, mas porque essas empresas não precisam contratar pessoas logo no momento da graduação. Elas podem esperar para contratar os melhores e mais brilhantes após terem demonstrado suas habilidades, ou seja, depois que desenvolveram e lançaram jogos de qualidade. Contudo, estes mesmos recém formados são capazes de conseguir trabalho em estúdios desenvolvedores de jogos independentes e, três a cinco anos depois, conseguir um trabalho em gigantes do mercado.

Uma das principais coisas que todo desenvolvedor de jogos deve saber é: você não vai se tornar incrível no desenvolvimento de jogos da noite pro dia, isso leva tempo, muita prática e muitas falhas. Desenvolver jogos é tanto uma arte, quanto um empreendimento. Na medida em que desenvolve suas habilidades e encontra o que te faz interessante, cada vez mais você se torna um desenvolvedor de jogos visado pelo mercado

 

Conclusão

 

Essa é a mensagem que queremos passar com posicionamento profissional. Você precisa descobrir o que te torna uma peça chave na indústria de games e começar a construir essa premissa, seja como arte, seja como empreendimento. Você precisa se certificar de que seu portfólio e todos os materiais que o acompanham destaquem o que você tem de melhor. Sua narrativa precisa ser tão consistente quanto a de seus jogos.

Você vai conseguir aquele trabalho que tanto sonha. Nós acreditamos em você! Todavia, saiba que isso pode lhe custar muito trabalho e aprimoramento pessoal. Saiba também que pode contar com a Playbor para trilhar seu caminho de sucesso, degrau por degrau. Agora vá buscar sua narrativa e comece a tornar seu sonho realidade.

 

Em nosso próximo artigo vamos falar sobre portfólioAgradecemos pela atenção e bom jogo!

Comentários

Comentários

posicionamento, posicionamento profisional
Post anterior
Aperfeiçoando o Currículo
Próximo post
O Portfólio

Posts Relacionados

O Pitch

Introdução O que é um pitch? O Pitch é basicamente um discurso de vendas. Por diversas vezes, quando falamos em startups e utilizamos a expressão “pitch”, estamos falando sobre um discurso feito para investidores com a…

Conseguindo um Trabalho

Saudações Gamedev! Seja novamente bem vindo ao nosso blog! Partindo dessa publicação, estaremos disponibilizando pontualmente para você uma série de conteúdos com foco na área de negócios da indústria de jogos. Tudo o que você…
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.