Equipe da Semana #2 – REV Studio

REV Studio

Introdução

 

O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze obtiveram acesso à etapa atual. A Maratona de Desenvolvimento de Jogos consiste em um período de oito semanas, no qual as equipes classificadas devem aprimorar o que foi construído na Game Jam e, ao final dessa etapa, lançar seus jogos em Soft Launch (primeiro lançamento comercial).

 

A segunda semana de maratona foi um período de adaptação às dinâmicas do programa, onde o tema principal girou em torno da construção de um Business Model Canvas, documento de uma página que auxilia a ter uma visão sistêmica sobre o negócio em desenvolvimento. Dentre os critérios avaliados, a equipe que mais se destacou na etapa e garantiu a primeira colocação na Semana #2 é: REV Studio.

 

Sobre o Estúdio

 

REV Studio é uma startup de desenvolvimento de jogos formada por ex-alunos do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, com foco no desenvolvimento de jogos Puzzle 2D. A equipe se conheceu há cinco anos dentro do ambiente acadêmico situado em São Paulo e desde então trabalham no desenvolvimento de diversos projetos juntos. Por terem uma sinergia interessante, a equipe amadureceu ao longo dos anos a ideia de criar um estúdio e atuar no mercado de games profissionalmente. “Sempre tivemos a ambição de trabalhar juntos. A conquista do segundo lugar geral já na primeira Game Jam em que participamos foi a confirmação do grande potencial dessa união.” – disse Marcelo Pelli, líder do estúdio.

 

Com a fase de contração no ciclo econômico em que o Brasil se encontra nos últimos anos, muitos membros da equipe perderam seus empregos, o que levou o conjunto a refletir sobre a melhor estratégia de entrada no mercado. A equipe chegou à conclusão de que a melhor alternativa era finalmente se posicionar como estúdio profissional, unindo suas competências e qualidade em busca de maiores conquistas e uma evolução mais rápida e eficiente. No ano atual, com o incentivo da Playbor, a ideia finalmente saiu do papel e ganhou corpo no apartamento de um dos membros do estúdio, onde agora se reúnem para planejamento e tomada de decisões. “A equipe está junta até hoje porque acreditamos no senso crítico um do outro e na capacidade de evolução que essa crítica nos traz.” – disse Pelli.

 

O plantel atual do REV Studio se dá pelos seguintes nomes:

Giovanni Bruno Perrotta (Sound Design, Marketing, Game Design)
Giulia Yamasaki (Programação, Arte, Game Design)
Marcelo Pelli Fonseca de Oliveira (Programação, Liderança, Game Design)
Maria Fernanda Piassa (Arte, Level Design, Game Design)
Pedro Henrique Mendes (QA, Level Design, Game Design)

O estúdio

Sobre os jogos

 

O arsenal de jogos do estúdio é composto por jogos elaborados em Game Jams.

 

Emana

Emana é um jogo estilo plataforma 2D com visual 3D. Construído em torno do conceito de altruísmo, o objetivo do projeto era fazer um jogo engajante onde a recompensa não está explícita ou em forma de recursos ao jogador. Durante o desenvolvimento de Emana, a equipe ficou sem energia elétrica em seu local de trabalho (o que estava se tornando comum). A grande questão é que dessa vez a energia havia acabado durante a reunião decisiva sobre o planejamento do jogo. Isto fez com que a equipe tivesse que utilizar os recursos disponíveis no momento, que consistiam em livros Astecas, Maias e Incas. Por conta disso, todo o universo e história do jogo foram construídos em torno destes temas.

Bedtime Fright

Bedtime Fright é um puzzle 2D concebido na Ludum Dare #37 sob o tema “Uma Sala (One Room)”. O jogo atingiu a 26ª colocação geral na competição internacional, confirmando seu excelente potencial de mercado. Bedtime Fright se adaptou aos ideais do Programa Playbor e é hoje o foco de desenvolvimento do REV Studio. Confira a página do jogo na Ludum Dare.

Segue o Fluxo

Segue o Fluxo é um puzzle pipe 2D concebido na Playbor Game Jam #1 sob o tema “Fluxo”. O jogo se passa em um complexo de metrôs onde existe um fluxo incessante de pessoas. O principal objetivo do jogador é conectar as estações por meio de peças sorteadas sem que o fluxo seja interrompido ou estancado. Apesar da crença tanto do estúdio quanto da Playbor em seu potencial, o desenvolvimento do jogo está pausado temporariamente, com a promessa de retorno após o término do Programa Playbor.

Conclusão

 

No momento da inscrição no Programa Playbor o estúdio não tinha sequer seu nome definido. A equipe partiu praticamente da estaca zero como empresa, sem qualquer documentação sobre quem são e aonde pretendem chegar. Entre mentorias e feedbacks construtivos, o estúdio tem construído sua identidade enquanto buscam atender as demandas do Programa Playbor. Segundo a equipe, a visão de comunidade cultivada dentro do programa favorece o estabelecimento da cultura do estúdio.


A meta de todos os membros do REV Studio é poder viver do desenvolvimento de jogos voltados para entretenimento. “Estamos dispostos a trabalhar de maneira consistente e crescer de forma orgânica nesses primeiros anos de empresa. Nosso foco inicial consiste em jogos para dispositivos móveis. Construindo jogos com um escopo menor, pretendemos ganhar fôlego e liberdade para criação de projetos mais ambiciosos e jogos experimentais.

Interessou em acompanhar essa jornada de sucesso? Então siga o REV Studio em suas redes sociais e bom jogo!

Historinha Extra #1:

Com seu recente progresso, o estúdio decidiu adotar dois mascotes para alegrar seu ambiente de trabalho. O primeiro trata-se de uma gatinha carinhosa de codinome Luna. O segundo trata-se de alguém não tão carinhoso, mas igualmente importante para os membros do estúdio, que se trata de um cacto de codinome Vlaumecí. Sim, você leu direito! 😀

Historinha Extra #2:

Quando estavam trabalhando em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a equipe ingeria tanto pão com ovo que decidiram brincar com esse fato na hora de calcular os custos do projeto. Na construção de tabelas financeiras, todos os itens tinham seu valor convertido em uma nova moeda chamada “Pão com Ovo”

Comentários

Comentários

2017, desenvolvedores de jogos, entrevista, equipes, maratona de desenvolvimento, pre-aceleração
Post anterior
Equipe da Semana #1 – 6 CORP
Próximo post
Equipe da Semana #3 – Gutierrez Games

Posts Relacionados

Equipe da Semana #3 – Gutierrez Games

Gutierrez Games Introdução O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas…