Equipe da Semana #5 – Timeless Games

Introdução

 

O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze obtiveram acesso à etapa atual. A Maratona de Desenvolvimento de Jogos consiste em um período de oito semanas, no qual as equipes classificadas devem aprimorar o que foi construído na Game Jam e, ao final dessa etapa, lançar seus jogos em Soft Launch (primeiro lançamento comercial).

 

O tema principal da quinta semana de maratona girou em torno da construção de um Game Pitch, documento este que auxilia a ter uma visão sistêmica sobre o negócio em desenvolvimento. Dentre os critérios avaliados, a equipe que mais se destacou na etapa e garantiu a primeira colocação na Semana #5 é: Timeless Games.

 

Sobre o Estúdio

 

Um dos estúdios mais jovens do programa, a Timeless Games nasceu oficialmente no dia 6 de fevereiro de 2017. Seus dois fundadores, Camila Canuto e Jonas Beduschi, se conheceram na Universidade Anhembi Morumbi, onde cursam Design de Games. Por apresentarem habilidades complementares (o tradicional conjunto arte e programação), Camila e Jonas sempre desejaram realizar projetos juntos. Quando ouviram falar do programa de pré-aceleração de games da Playbor, ambos consideraram que seria uma excelente oportunidade para finalmente se comprometer com o desenvolvimento de jogos e dar início a algo grandioso. Como consequência desta decisão, a Timeless Games surgiu oficialmente no dia da inscrição no programa. “A Timeless Games é uma equipe formada por desenvolvedores de jogos que buscam inspirar e ajudar de alguma forma os consumidores de seus produtos. Temos paixão por desenvolver jogos, estamos sempre em busca de novos desafios e acreditamos ser capazes de gerar um impacto positivo na sociedade.” – disse Camila, líder do estúdio.

 

Após sua entrada no Programa Playbor, Camila e Jonas perceberam a necessidade de uma maior força de trabalho em seus jogos, o que levou à integração de dois novos membros:

  1. Álvaro é colega de classe de Camila e se juntou ao time em março. Quando a equipe decidiu buscar por novos integrantes. Álvaro veio logo a mente por ser uma pessoa dedicada com características essenciais e complementares ao time;
  2. Em um encontro do SPIN – evento voltado para desenvolvedores de jogos independentes na capital paulista – a equipe conheceu Marcelo. Ao saber da proposta do jogo Cursiva (jogo no estilo narrativa voltado para o público infantil), Marcelo logo se interessou em contribuir com o projeto, pois tinha grandes referências de sua mãe, que trabalha com pedagogia.

A Timeless Games é constituída atualmente pelos seguintes nomes:

 

Camila Canuto da Silva, estudante de Design de Games, co-fundadora, game designer, artista 2D e produtora.

Jonas de Oliveira Beduschi, estudante de Design de Games, co-fundador, game designer, programador líder e animador.

Álvaro Luis Ribolli Rodrigues, estudante de Design de Games, programador e modelador.

O estúdio

Sobre os Jogos

Beware of Robots

Beware of Robots surgiu na Global Game Jam de 2013 sob o tema “The Sound of a Heartbeat”. O jogo é um stealth de ação em primeira pessoa. Nele, o jogador incorpora um robô que precisa fugir de uma instalação. O “coração” do robô é uma luz ligada a um gerador. Quanto mais rápido o robô se move, mais sua luz-coração brilha, iluminando o cenário e facilitando sua movimentação e exploração do mesmo. Por outro lado, essa mesma luz-coração atrai robôs-sentinelas que patrulham o local. Ao identificar o fugitivo, os sentinelas passam a persegui-lo. Caso percam o jogador de vista, os inimigos fazem uma vistoria na última área em que o viram de maneira muito mais minuciosa. O objetivo principal do jogo é a fuga da instalação e pode ser alcançado encontrando cartões de acesso na fase, o que possibilita a abertura das portas necessárias para saída do complexo.

Cursiva

 

Cursiva é um game de narrativa, escolhas e puzzles, o qual busca estimular a leitura, raciocínio e criatividade. O game traz uma história divertida e bem humorada, com controles simples e vocabulário um pouco mais exigente se comparado a outros jogos do mesmo gênero. As histórias de fantasia também vão contra o convencional, procurando trabalhar com diferentes questões sociais. O jogador deve ajudar Alice, uma menina que sonha em se tornar uma grande escritora, completando suas histórias ao resolver desafios e conversando com personagens encontrados pelo caminho.
O jogo surgiu na Playbor Game Jam #1, sob o tema “Fluxo”. O nome da escritora de Cursiva (Alice) é inspirado em uma das dezenas de ideias de jogo que Camila e Jonas tiveram anteriormente. Alice seria o nome da protagonista de um game story-driven que abordaria o transtorno depressivo e suas dificuldades na vida cotidiana de quem sofre com o problema.

Conclusão

 

Como todos no estúdio são estudantes, surge a necessidade de balancear o investimento na empreitada com o desempenho na universidade. Mesmo assim, a equipe acredita que tanto a Playbor quanto a Timeless estão fazendo o seu melhor e atingindo bons resultados juntos.

 

Apesar de adorarem jogos construídos puramente pela diversão, a equipe da Timeless acredita no potencial que os games possuem como ferramentas para gerar algum tipo de impacto positivo. Cursiva tem esse objetivo! A ideia do game nasceu de uma preocupação sobre o crescente desinteresse das crianças por livros infantis. Além de estimular o raciocínio e criatividade, Cursiva tem como objetivo incentivar o treinamento da leitura no público infantil. Com a visibilidade proporcionada pelo programa e um possível investimento caso sejam vitoriosos no mesmo, a equipe pretende buscar uma publicadora para auxílio em marketing e distribuição do jogo. “Por enquanto nossa intenção é manter o foco no jogo Cursiva, pois estamos convictos de seu potencial. Dada sua flexibilidade de expansão, caso o game seja bem aceito pelo público, pretendemos constantemente produzir novas histórias.” – disse Camila.

 

“Nosso objetivo no programa é crescer enquanto profissionais/indivíduos, nos fortalecer como equipe e formalizar a prática dos ensinamentos que aprendemos na universidade. Assim, com o suporte da Playbor, podemos ter nossa primeira experiência de publicação de um jogo e buscar a consolidação de nosso estúdio no mercado.” – finalizou Camila.

 

Interessou em acompanhar essa jornada de sucesso? Então siga a Timeless Games em suas redes sociais e bom jogo!

Historinha Extra #1:

O nome do estúdio surgiu de um nome de usuário utilizado comumente por Camila, “Timeless Monkey”. O macaco atemporal se tornou uma brincadeira interna da equipe que acabou por batizar o estúdio.

 

Historinha Extra #2:

Camila algumas vezes é comparada à Dory (personagem da animação “Procurando Nemo”) pela sua memória “pouco duradoura” e, mais recentemente, pelo cabelo azul. Curiosamente, a memória de Camila é afetada especialmente quando ela tenta se lembrar se já comeu chocolate ou não.

 

Historinha Extra #3:

Jonas é o integrante que traz as ideias para os capítulos do jogo Cursiva – jogo voltado para o público infantil. Segundo o próprio, se ele acha engraçado, as crianças também vão achar, já que ambos têm mentalidades similares. Podemos ouvir ele rindo de piadas bobas enquanto escreve e programa as ideias que teve.

 

Historinha Extra #4:

Álvaro sempre preferiu estar em mundos fictícios e fantasiosos através de jogos, livros e animações. Por conta disso, decidiu não apenas aproveitar desses mundos, como também criá-los. Esse foi seu pensamento quando saiu da casa dos pais – no interior – com 17 anos e decidiu se mudar para a capital paulista para estudar Design de Games, em sua mais nova “Jornada do Herói”.

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