Patada! Studio – Equipe Destaque 2017_2

Introdução

 

No segundo semestre de 2017, em parceria com o Sebrae Minas, ocorreu a segunda edição do programa de pré-aceleração de startups desenvolvedoras de jogos digitais da Playbor. Vinte equipes começaram na competição, mas apenas quatro se consagraram como finalistas, tornando-se parte oficial da elite que recebe o acompanhamento da Playbor.

 

(3 de 4) É com muito prazer que trazemos para você uma série de quatro matérias sobre os finalistas da Pré-Aceleração 2017_2. No foco de hoje está a equipe do programa com mais conquistas no mercado atualmente: Patada! Studio

 

Sobre o estúdio

 

Patada! Studio é um estúdio desenvolvedor de jogos independentes focado na criação de jogos de escopo curto, mecânicas simples e alto impacto comercial, trazendo diversão e imersão aos usuários através de experiências únicas em termos de jogabilidade. Assim como uma legítima “patada”, o intuito da startup é “deixar suas marcas” de maneira ágil, com períodos de desenvolvimento semestrais.

 

A equipe surgiu em Abril de 2017, quando seus 4 (quatro) integrantes – até então desconhecidos entre si – se uniram para participar da etapa regional da Epic Game Jam em Belo Horizonte. Tal união rendeu bons frutos desde então, dado que após 5 (cinco) meses de muito trabalho, a equipe garantiu sua vaga na final da competição, a qual ocorreu na 1ª Game XP, evento interno ao Rock In Rio 2017. Lá, Ovelhas Contra-Atacam, primeiro jogo do estúdio, se tornou campeão – entre mais de 100 equipes participantes – na categoria Voto Popular e vice-campeão na categoria Voto Jurados. Anteriormente a tal resultado e reconhecimento, a equipe já havia decidido participar do programa de pré-aceleração da Playbor, formalizando desde então o nome Patada! Studio.

 

O Patada! Studio consiste atualmente nos seguintes nomes:

 

Adler Castro: Bacharel em Design Gráfico. Atua no empreendimento como diretor de arte e ilustração.

Renato Nakazima: Graduando em Psicologia. Atua no empreendimento como compositor e sound designer.

Marcelo Anselmo Gomes: Bacharel em Ciência da Computação. Atua no empreendimento como líder de programação.

Pedro Roscoe: Mestrando em Design. Atua no empreendimento como game designer e level designer.

O estúdio

Sobre os jogos

A startup possui atualmente (data de publicação desta matéria) dois jogos em desenvolvimento:

 

Ovelhas Contra-Atacam | PC e Mobile | é um cardgame digital multiplayer que atrai jogadores de board games para o mundo digital. O jogo propõe uma batalha entre ovelhas mutantes utilizando aspectos inovadores de game design dentro do mundo dos cardgames.

Elementaurus | PC e Consoles (Xbox, PS4 e Switch) | tem como público jogadores que gostam de se divertir com seus amigos em um ambiente social. O jogo propõe mecânicas cooperativas e competitivas e pode ser jogado por até 04 jogadores em uma mesma tela. Elementaurus prioriza o teamplay sem deixar de lado a competição, possui uma estética agradável para diversos públicos e apresenta uma jogabilidade midcore – que agradará jogadores adolescentes e jovens adultos de ambos os sexos.

Sobre a pré-aceleração

“A pré-aceleração da Playbor foi extremamente válida para nosso estúdio, tanto para entender melhor a realidade do mercado de games, quanto para entender o processo de desenvolvimento de games enquanto negócio/startup. O programa nos ajudou a modelar um processo de criação e desenvolvimento personalizado e ideal para o estúdio, com base sólida nos padrões já estabelecidos pelo mercado. Pretendemos levar todo o conhecimento adquirido para atuais e futuros projetos do Patada! Studio.” – declarou Adler Castro, líder do estúdio.

“Através do programa e do desenvolvimento do nosso segundo projeto, Elementaurus, percebemos a importância do playtesting, do contato com potenciais jogadores e da participação ativa no ecossistema local. Por isso, o Patada! quer deixar também sua marca no mercado mineiro de jogos, através do apoio e suporte para desenvolvedores locais em parceria com a Casa dos Quadrinhos.” – reforçou Adler. O projeto tem previsão de início após as férias iniciais de 2018, será aberto ao público e permitirá que os desenvolvedores de games levem seus jogos ao espaço da escola técnica para playtesting.

Próximos Passos

 

No curto prazo, o foco do Patada! Studio é o lançamento de Elementaurus para PC e Consoles. O jogo tem previsão atual de lançamento para o segundo trimestre de 2018.

 

No médio prazo, o foco do Patada! é pagar as contas, gerando receita suficiente para manter seus 4 integrantes trabalhando em tempo integral no desenvolvimento de jogos digitais. O foco se mantém no desenvolvimento de jogos autorais, todavia, com abertura para projetos no modelo work-for-hire.

 

No longo prazo o intuito da equipe é trabalhar exclusivamente com propriedade intelectual própria, abrindo o modelo de negócios para abranger jogos de escopo relativamente maior. “Os diversos projetos pequenos desenvolvidos durante os primeiros anos da empresa servirão de base para conhecer o mercado e definir o foco dos projetos maiores.” disse Marcelo Gomes, líder programação do estúdio. “Nossa paixão por jogos, nos levou a desenvolvê-los. Queremos transmitir essa paixão adiante, deixar a nossa marca e desenvolver jogos encantadores que impactem a próxima geração de gamedevs.” completou Marcelo.

Interessou em acompanhar essa jornada de sucesso? Então siga o Patada! Studio em seus canais de comunicação e bom jogo!

Historinha Extra #1:

Na final regional da EPIC Game Jam a equipe participou da fase de repescagem, a qual determinaria a segunda equipe finalista de Belo Horizonte através de voto popular na plataforma Gamer Trials. Neste episódio, o Patada! Studio (na época denominado equipe Pião do Baú), teve uma acalorada – para não dizer fervorosa -, competição para conseguir os votos necessários. Após a realização de inúmeras campanhas de marketing e publicidade, a equipe conseguiu superar uma diferença de mais de 500 votos e vencer a repescagem. Foi uma época de grande aprendizagem para o estúdio em relação à sua presença digital.

Historinha Extra #2:

Durante a campanha de marketing do Ovelhas Contra-Atacam, várias das mutações das ovelhas foram baseadas em ideias trazidas pela comunidade que acompanhava o processo de desenvolvimento. A “Ovelha Estrela” que ganhou um concurso realizado pelo estúdio no Facebook, foi transformada em uma escultura em miniatura – parceria com a empresa Minimais – e entregue para a vencedora do concurso. Além disso, a mutação foi implementada para uso em jogo.

Historinha Extra #3:

Durante a segunda edição da Campus Party Minas Gerais, a equipe levou um protótipo de Elementaurus para realização de um “Torneio Playtesting” interno ao evento. Em apenas 3 dias de evento foram 451 partidas jogadas – destas apenas 132 vitórias. Foram 984 vidas perdidas, 987 touros descongelados pelos aliados, 1037 Tempestades Elementais e 3272 trocas de Forma Elemental!

Comentários

Comentários

co-op, desenvolvedor de games, desenvolvimento de games, elemental, elementaurus, equipe da semana, gamedev, hack&slash, indiegame, patada, patada studio, pre-aceleração, survival, vencedor
Post anterior
Coffee Uai Studio – Equipe Destaque 2017_2
Próximo post
Pippin Games – Equipe Destaque 2017_2

Posts Relacionados

Equipe da Semana #5 – Timeless Games

Introdução   O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze…

Equipe da Semana #6 – CuteDevil

O Programa de Pré Aceleração #1 da Playbor está atualmente em sua Missão #2 – Maratona de Desenvolvimento de Jogos. Vinte equipes participaram de nosso Desafio #3 – Game Jam, mas apenas quinze obtiveram acesso à etapa atual.

Indústria de Jogos MG 2018

Saudações caro desenvolvedor de jogos! Para quem estava tão ansioso quanto nós sobre o resultado do Panorama da Indústria de Jogos em Minas Gerais, a espera acabou! 🙂 Aqui está, em primeira mão a apresentação…